sábado, 4 de maio de 2013

Dinoponera gigantea (Formiga Gigante)

A Dinoponera gigantea, também conhecida como falsa-tocandira, é uma formiga que mede geralmente mais de 2,5 cm e é originária da região Amazônica. São formigas carnívoras que além do seu tamanho avantajado, são dotadas de um veneno letal à suas presas, que podem ser insetos, lesmas ou até mesmo pequenos lagartos.
Esse veneno não representa perigo aos seres humanos em geral, a não ser que o indivíduo seja alergico à substância. Ao contrário da maioria das espécies de formigas, as colônias de falsa-tocandira não apresentam rainha. Elas são constituídas exclusivamente por operárias, que são as formigas que estão sempre em atividade e só trabalham em benefício do formigueiro. O que ocorre na colônia é uma disputa entre as operárias, que pode levar dias, com pausa para descansos.
A vencedora torna-se a formiga dominante da colônia, posição semelhante a da rainha de outras espécies, sendo que nessas disputas não ocorrem mortes. Quando a formiga dominante morre, novas disputas são realizadas. Outra diferença da falsa-tocandira em relação às outras espécies é o tipo de formigueiro, que é construído em um buraco escavado no solo a cerca de dois metros de profundidade. As outras formigas costumam construir seus formigueiros na superfície.
A formigas gigantes possuem um período de vida longo, podendo viver de 12 a 14 meses.
 Apesar das formigas em geral incomodarem os seres humanos, elas desempenham funções no meio ambiente que ajudam a manter o equilíbrio ambiental, podendo fazer parte da alimentação de outros animais ou até mesmo ajudar na dispersão de sementes e garantir a reprodução de algumas plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário