sábado, 4 de maio de 2013

Balaenoptera musculus (Baleia-azul)

Balaenoptera musculus (baleia-azul) é um mamífero marinho pertencente à subordem Mysticeti dos cetáceos. Com até 30 metros de comprimento e mais de 180 toneladas de peso, elas são os maiores animais que já existiram de que se tem conhecimento.
As baleias-azuis eram, até o início do século 20, abundantes em quase todos os oceanos da Terra. Caçadas por mais de um século, foram levadas à beira da extinção pelos baleeiros, até tornarem-se objeto de mecanismos de proteção adotados pela comunidade internacional em 1996. Um relatório de 2002 estimou que existam de cinco a doze mil baleias-azuis ao redor do mundo, distribuídas em pelo menos cinco agrupamentos. 
nadadeira dorsal das baleias-azuis é pequena, visível apenas por um curto período de tempo, enquanto mergulham. Através de seu espiráculo, elas podem podem produzir jatos de água de até 9 m de altura. O volume de seus pulmões pode chegar a 5 000 litros. Elas também são os animais mais ruidosos do mundo, podendo emitir sons que atingem os 188 dB (mais fortes que o som de um avião a jato) e que podem ser ouvidos a mais de 800 km de distância.
Apesar de as baleias-azuis poderem atingir velociadades de até 50 km/h por curtos períodos de tempo, principalmente quando estão interagindo umas com as outras, a velocidade em que nadam fica normalmente em torno dos 20 km/h. Quando se alimentam, elas diminuem sua velocidade de nado para algo em torno dos 5 km/h.
As baleias-azuis alimentam-se quase que exclusivamente de krill, podendo ainda ingerir um pequeno número de copépodes. As espécies de plâncton das quais as baleias-azuis alimentam-se varia de oceano para oceano.
As baleias-azuis vivem sozinhas ou com um parceiro. Não se sabe por quanto tempo casais de baleias-azuis ficam viajando juntos. Contudo, em regiões com fartura de alimento, já foram avistadas até 50 baleias espalhadas por uma pequena área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário